La La Land Lolita: Fique calmo e leia Outubro + 7 on 7 ~♥

quinta-feira, 7 de março de 2013

Fique calmo e leia Outubro + 7 on 7 ~♥

Oi! Hoje tem review de um livro suuuuuuuper amor de uma moça suuuuuuuper amor: Outubro, da Kamile Girão! Eu admito nunca ter feito resenha de livro, então vou ser bem natural, mesmo, e vocês que lerem avaliam se eu sirvo pra isso, ok?hahah~Pra ver mais sobre e ainda ver minhas fotos do 7 on 7 desse mês, é só clicar em "Leia Mais"!

Você pode ler qualquer livro incrível e poético, mas duvido que algum tenha uma explicação tão bonita para o por quê das folhas caírem no outono. A principal personagem, Kaero, ensina ao Shau - um carinha totalmente largado e desmotivado a se tornar um adulto - a razão das folhas caírem de suas árvores nessa estação e também o faz amadurecer e se tornar um homem.
(na foto, o chaveiro que ganhei de presente da Kami, além do livro e dos dois marcadores, cada um de um livro que ela escreveu)
O livro intercala passagens do diário de Kaero, narrativas do que aconteceu entre 2004 e 2005 e do que aconteceu em 2013 de uma forma genial. No começo do livro, conhecemos Felipe Alves, um enfermeiro bem-humorado e que tem um cachorro super amorzinho. Ele descobre que sua única paixão está internada com AIDS no hospital onde trabalha e suas lembranças reaparecem com força total, assim como um sentimento muito forte. Com ajuda de trechos do diário de Kaero, descobrimos tudo que aconteceu entre 2004 e 2005 e toda a história entre Shau - o apelido do Felipe que conhecemos logo no primeiro capítulo do livro - e ela. 
(na foto, a dedicatória amor purinho da Kami linda)
A leitura foi bem gostosa para mim, o jeito como o livro se desenrola deixa ele super interessante. Além disso, a carga de emoção é INCRÍVEL, consegui me sentir dentro do cenário do livro várias vezes! Se você quer ler Outubro, deve se preparar para rir muito (apesar de ser um livro relativamente pesado e cheio de acontecimentos que nos balançam, há situações bobas que me fizeram rir, como a explicação dos nomes da Kaero e seus irmãos Quartzo e Ametista) mas sempre com o pé atrás, pois assim que você se sente aliviado e pensa "agora vai dar tudo certo" acontece alguma coisinha que faz tudo desandar. É isso que faz o livro ser tão incrível, aliás: a cada página há uma surpresa diferente que te instiga a ler mais.
Outro fato muito interessante é que as passagens do livro vão se entrelaçando e quando você percebe tudo que você leu no começo é útil para entender o meio e o fim e vice-versa. Tudo no livro, mesmo aquela frase curta, é importante.
Os personagens são cativantes e inesquecíveis, mesmo os que tem pouco destaque. Cada um deles é singular e encantador com suas opiniões e pontos de vista. 
Outubro é um livro que acaba mudando sua vida. Mesmo depois de você ter acabado de ler, as situações continuam na sua cabeça, te fazendo pensar. É muito interessante ver como cada fato isolado que parece tão insignificante pode ter uma importância tão grande nas memórias de alguém depois que acontece. Mesmo uma pergunta aparentemente boba - "você sabe por quê as folhas caem no outono?" - pode mudar o rumo da vida de alguém.
Devo dizer que há algumas cenas fortes - que não são problema pra vocês, mas com as quais a Kami e o namorado dela se preocuparam pacas na hora de entregar o livro pra mim com medo que eu achasse tenso demais - mas que elas só adicionam mais realidade ao livro, além de serem completamente necessárias para o desenrolar da história. Algumas cenas são dolorosas na gente - tanto emocionalmente, com as passagens do diário, quanto fisicamente, com a agonia que uma certa situação pela qual a Kaero passa e você vai ter que ler o livro pra descobrir qual é - e isso só deixa o livro mais incrível, acreditem!hahah~
Por último, a melhor parte do livro. A Kami conseguiu me emocionar facilmente, ok, mas nada bate essa cena. Essa frase pode parecer algo insignificante, mas dentro do contexto só nos faz querer desidratar de tanto chorar. É definitivamente perfeita!
Recomendo a todos esse livro. É impossível descrever com palavras o tanto que é bem escrito e como você consegue ver o cuidado da Kami ao escrever cada sílaba. Provavelmente um dos melhores livros que já li.
Se você estiver curioso e quiser ler o livro, dá pra comprar no site da editora ou entrando em contato com a Kami! Garanto que não vai se arrepender.
O post acaba aqui, mas você pode acompanhar mais um post do 7 on 7 desse mês se entrar no blog da Lala!♥

7 comentários:

  1. Por que você é tão fofa, Juh? <3 <3 <3
    Obrigada pela resenha LINDA! Fiquei super emocionada aqui (e ri pencas com o Diego na parte que você nos cita preocupados LOL).
    Obrigada por tudo, meu amor <3 Nem tenho palavras para agradecer direito <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw,Kami,só respondo se você me responder a razão de escrever tão bem!♥
      E não é nada,eu que devo agradecer por todo o seu carinho e por você ter me dado a oportunidade de ler um livro tão incrível!(e isso me rendeu boas risadas a cada vez que eu acabava uma cena tensa e lembrava de vocês falando sobre,sério...me desconcentraram - e me previniram de enlouquecer com o ritmo do livro porque não dá pra relaxar até acabar de ler, essa foi a parte boa xD~)

      Excluir
    2. Tem certeza que vc nunca fez uma resenha moça?
      Parabéns!!
      Eduardo Bonito
      Editor da Literata

      Excluir
    3. Obrigada,Eduardo!Fico feliz que a resenha tenha dado certo.hahah~

      Excluir
  2. Juh, ficaram ótimas as suas fotos, ainda mais o tema!
    Continue assim, desde novinha apreciando a literatura..
    Beijinhos

    ResponderExcluir